oficinas

 

23244570_1476831162399006_9157874781847501314_n

CAMINHOS DA PALAVRA NO CORPO: uma vivência entre a escrita e a dança

conduzida por Carina Castro & Tamiris Maróstica

Esta vivência, voltada para mulheres (cis e trans), se propõe um enquanto um diálogo entre as linguagens da escrita e da dança no resgate e construção de narrativas femininas. O percurso traçado pretende despertar as possibilidades de expressão e movimento da nossa voz, num caminho que vá desde a escrita até manifestações poéticas corporais, através de sensibilizações e exercícios criativos.

……………………………………………………………………………………………
As facilitadoras:

Carina Castro é escritora, pesquisadora e artivista cultural. Graduada em Letras pela USP, autora do livro de poesias “Caravana” (Ed. Patuá), integra a dupla de publicações independentes & intervenções gráfico-poéticas “Selenitas”, é idealizadora e atuante no coletivo de feminismo, arte-educação & infância Espaço Marciana, entre outros diálogos poéticos.
Escreve em: tudoecoisa.wordpress.com
Acompanhe seu trampo em: www.facebook.com/caravanalivro/

Tamiris Maróstica da Costa é educadora, bailarina, atriz, escritora, e o que mais aparecer pelo caminho. Graduada em Letras pela Unifesp e técnica em Dança pela Etec, brinca de explorar novas linguagens artísticas. Como bailarina, integrou o projeto “Mulheres na cena”, contemplado pela Edição VAI 2016, e também o NUCCA (Núcleo de Cultura Corpo e Arte), ligado à Unifesp, entre 2012-2013.

xxx

img_4755

por Daisy Serena

POESIA NO CORPO: CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA MULHERES

com orientação de Carina Castro

Oficina de criação literária voltada para mulheres (cis e trans). A proposta é trabalhar a escrita literária, tendo em vista as subjetividades ­narrativas femininas, com o objetivo de estabelecer um espaço de livre criação que permita desde a elaboração de poemas e outras formas de expressão literária, visando transformá-­las em voz falada.
§
A voz feminina faz-se o centro da oficina de forma literal e metafórica. Caminharemos num sentido de empoderar a (própria) voz através da escrita literária. Pretendemos abordar bloqueios de escrita, trazendo à tona a reflexão de que essa condição, presente em tantas mulheres, representa um silenciamento histórico das narrativas femininas nos mais diversos campos das artes.
§
Através de leituras, trocas-narrativas e vivências poéticas, criaremos textos literários num processo de empoderamento e incorporação do próprio texto e da expressão da subjetividade na escrita. E a partir dessa elaboração, redimensionar o espaço da mulher na escrita apropriando-se do campo literário.
§
Assim, iremos desde um primeiro movimento de pôr o texto no papel até apropriar-se do mesmo, trazendo-o para o corpo de diversas formas, ampliando a percepção de atuação de um corpo poético-político. Nesse percurso leremos escritoras que trazem em suas escritas marcas de gênero, identidades, lugares sociais e perspectivas de mundo diversas, revelando em sua escrita, construção enquanto sujeitas. Este será o ponto de partida, tomar conhecimento das diversidades literárias. Após, abriremos as leituras ao diálogo, percebendo o impacto do individual no coletivo, para assim desaguar num outro momento da oficina, onde trabalharemos exercícios literários de maneira prática, intercalando com as leituras e diálogos. Construindo assim, um processo mais amplo e sutil de contato e familiarização com a escrita.

aula 1 – “poesia não é um luxo”: narrativas em primeira pessoa e corpo político

aula 2 – escrevo, logo existo: subjetividade e escrita

aula 3 – escritas íntimas: diário & correspondência

aula 4 – “transformação do silêncio em linguagem e ação”: leituras e discussão

aula 5 – deixar o texto ganhar mundo: diálogos e trocas

aula 6 – em busca da voz própria: estilo, poéticas

aula 7 – o “uso do erótico como poder”: leituras e práticas

aula 8 – voz: som, ritmo e sentido: amplificando a voz

aula 9 – poesia se faz com o corpo inteiro: diversas linguagens poéticas

aula 10 – incorporação: para além do papel

>>> interessadxs em levar a oficina pro seu espaço ou comunidade, escreva para: cc.carina.castro@gmail.com

 

 

Anúncios